Dois anos depois de me ter iniciado no “barbear tradicional”, já lhe vou apanhando o jeito!
Assim que mudei para estas máquinas tradicionais de uma só lâmina, acabaram-se as irritações, os cortes e a pele queimada por causa das máquinas elétricas e, cá em casa, todas ficaram contentes, pois eu “já não pico”! E eu também fiquei, claro está!
Entretanto, durante estes dois anos, tive oportunidade de ir experimentando algumas máquinas, para saber qual é a que mais se adequa à minha pele, à minha barba e à frequência com que me barbeio.
Sem qualquer dúvida, a minha preferida é a Merkur Progess.
Se pensarmos que há máquinas de barbear cujos preços chegam a ultrapassar os 500 euros, a Progress, que custa um pouco mais de 50 euros, não se pode considerar cara, ainda para mais quando se sabe que ela irá durar várias décadas e proporcionará um barbear de elevadíssima qualidade todos os dias! O selo “Made in Germany” garante isso! E eu, que já experimentei máquinas um pouco mais caras, também o posso garantir.
Por outro lado, tem crescido em mim, agora que já domino a técnica um pouco melhor, a vontade de experimentar uma ou outra máquina das mais baratinhas! E, assim, depois de procurar em todas as “lojas dos chineses” em Alferrarede, consegui, hoje, encontrar um belíssimo exemplar por €1! Sim, 1 euro! É uma Sheng Long de metal e que pesa 55gr.
A qualidade do cromado não será idêntica à da minha favorita. Nem lá perto! Mas, por um euro… E com uma caixinha de transporte toda janota!
E o barbear?, perguntarão. Bem, neste campo, — o mais importante duma máquina de barbear, — pode-se dizer que o seu desempenho é extraordinário! Esta Sheng Long é capaz de proporcionar um barbear perfeito, sem cortes ou irritação, com as três passagens tradicionais e com a maior das facilidades! É coisa para ficarmos mesmo surpreendidos!
Em conclusão… Por este preço, com esta qualidade e este desempenho, não sei se alguma vez encontrarei melhor! Deixem-me recordar que a Sheng Long 818 é mais barata, melhor e muito mais ecológica que qualquer descartável!!! E podem usar a lâmina de que mais gostam!
Pena é que já não há mais! Eu comprei-as todas!… Só havia uma!!! 😀
Olá João! Li atentamente e gostei muito das suas publicações sobre barbear tradicional. Gostava de abandonar as giletes descartáveis de depilação feminina e passar a usar uma máquina tradicional com menos desperdício para o mesmo efeito. Da sua experiência com as máquinas e da experiência feminina da família qual seria a mais adequada para o efeito feminino? Muito obrigada 🙂
Olá Cátia! Muito obrigado por ter dedicado algum do seu tempo a ler as minhas publicações. É um prazer saber que elas têm interesse para as outras pessoas! Quanto à parte feminina, cá em casa as minhas damas fizeram todas depilação definitiva. Quem usa a máquina tradicional para fazer depilação corporal total sou eu. E, garanto-lhe, com resultados excelentes e com um conforto muitas vezes superior às Gillettes femininas que eu também usei. Nenhuma consegue bater a suavidade e eficiência da minha Merkur Progress! É mais cara, sim, mas o resultado final é excelente! E estamos a falar de depilar um homem com uma boa cobertura… 😀 Espero ter ajudado. Se precisar de mais alguma coisa, diga. Cumprimentos.
Se me permite a publicidade, é capaz de não conseguir encontrar melhor preço e serviço do que na Gifts and Care. Eu não consegui!
Muito obrigada João, pela resposta tão rápida! Também fiz depilação definitiva, mas foram aparecendo uns pelinhos novos muito finos e raros. Pelo que a cobertura é vestigial, mas ainda assim existente 😅😂
Vou então procurar a Merkur!
Muito obrigada mais uma vez e parabéns pelo blog 😉
Realmente, dos sites que vi, é o melhor preço para a versão de cabo longo (que acho que será a melhor opção para o caso)! Mais uma vez muito obrigada pela dica, João 😀
De nada. Já agora, se me permite mais dois conselhos: Mitchell’s Woolfat shaving soap! Não encontra melhor, e dura, dura, dura! E um pincel da portuguesa Semogue. Tem para todos os preços e são sempre bons! Estes dois elementos são fundamentais. Quanto às lâminas, se não quiser comprar um pack com várias marcas, experimente as Personna. Como a máquina é ajustável, na posição mais suave nem vai parecer que há uma lâmina a cortar ali no meio! 😀