Modo de vestir

Continuando a minha saga de esclarecimento em relação aos abusos da organização mãe das Testemunhas de Jeová, aqui fica mais uma pérola.

Outra das regras desta organização é a imposição de um código de indumentária, quase que a assemelhar-se ao uso de farda.

Para mim, em especial, por motivos de saúde, foi sempre muito complicado segui-lo. Os homens têm, obrigatoriamente, de usar fato e gravata, mesmo com os 40 graus do nosso Verão! Isso, para mim, foi sempre uma enorme fonte de sofrimento e de mal-estar. E desde quando é que a espiritualidade duma pessoa se mede pela sua roupa?! Mas, a WTBTSP faz questão de a medir assim, desrespeitando culturas e situações específicas.

E, caso estejam a pensar que eu podia recusar… Sim, podia, mas era discriminado, mal visto, desqualificado para receber aquilo que eles chamam “privilégios”, ou seja, não poderia desempenhar determinadas funções dentro da congregação que mostram quão espiritual a pessoa é!

E também é curioso verificar que, em determinadas congregações mais descontraídas, especialmente junto à costa, esta rigidez não era tão notória! O que é ridículo porque, junto à costa não temos as mesmas temperaturas sufocantes que há no interior do país! Enfim…

Bem, esta é mais uma pérola, talvez das mais inofensivas, mas que eu quero partilhar, para que tenham em mente o cariz altamente discriminatório desta seita destrutiva. Pode não ser importante para vós, que estão a ler, mas nunca sabemos quando é que eles (atenção, estes são apenas vítimas da organização) vos baterão à porta e em que medida poderão vir a tentar influenciar-vos ou a um familiar ou amigo.

Bem hajam! #tj #jw #jworg #testemunhasdejeova #abusos #violacoesdosdireitoshumanos

João Pinheiro @joaopinheiro