Só 0.7% dos alunos portugueses do 5.° ano sabem apontar a Peninsula Ibérica no mapa- mundo!!! E vivam os nossos governantes!!! #Portugal #educação

@ricardojmv Enorme! O que é que estes estupores andam a fazer aos nossos jovens?!

@joao @ricardojmv precisávamos de nos sentar em volta de uma mesa e reformular todo o sistema educativo. Como está é uma manta de remendos, velhos e mal cozidos. Era pensar tudo bem, de novo e de raiz.

@anacatarinag Não, desculpa. O que é necessário fazer é o que tu disseste, mas corrigir o que está errado desde o primeiro ciclo até ao ensino universitário. Deitar abaixo e fazer tudo de novo é o que tem feito todos os governos. O resultado está à vista! Ninguém analisa nada! É só implementar teorias sem falar com quem sabe!

@joao nunca deitam nada completamente abaixo, ficam sempre umas raspas.
Era pré escolar para socializar, educar o gosto (música, histórias, jogos e desenhos), enfim, civilizar. 1° ciclo para o fundamental: ler, escrever, aritmética, 1lingua estrangeira, treino da memória + ginástica, jogos de equipa, música e desenho. 2°+3° ciclo para introduzir as ciências exatas e humanas, +1 língua, sem descurar as letras nem as artes.
Aulas até às 15. Tempo livre para brincar, estar com família e amigos. +

Utilizar os meios tecnológicos e áudio visuais como aliados, sem descurar caligrafia clara, nem leitura em papel.
Menos alunos por turma.
Escolas onde não se passe frio, nem calor, nem fome.
Espaço para os professores trabalharem na escola: gabinetes partilhados, salas de trabalho, o que for.
Ensino obrigatório até aos 16. Formação profissional acessível, regulamentação de estágios profissionais.
Combater o anti intelectualismo...
E fico por aqui, que isto dava pano para grandes mangas.

@anacatarinag Isso. Algo por aí! E poucas mudanças ao longo dos anos. Apenas afinações, de acordo com as necessidades. Estudar bem a coisa, avaliar os resultados, retirar a burocracia parva e ajudar verdadeiramente todos os alunos com necessidades especiais.

@anacatarinag O problema desta camada é que eles não querem saber de melhorar o que quer que seja. Eles só querem o tacho! Tudo é feito de baixo para cima, quando devia ser ao contrário. Daí as teorias parvas que tanto gostam de aplicar à educação!
