Bom dia Fediverse! Que ele seja um dia de paz!
Good morning, Fediverse! May this day be one of peace!
Bom dia Fediverse! Que ele seja um dia de paz!
Good morning, Fediverse! May this day be one of peace!
@joao claro, vou concorrer pelo LIVRE, do qual sou membro ("militante"), desde o seu congresso fundador em 2014. Se fores ver, é um partido bastante aberto à sociedade e a quem quer participar. Por exemplo este fim-de-semana vão ser debatidas propostas de emendas ao programa a apresentar nas legislativas em que podem participar membros e apoiantes que não fazem parte do partido. Claro que se pede que estes apoiantes não sejam membros de outros partidos e afirmem estar de acordo com...
@joao ...os princípios do LIVRE.
Claro tem as suas regras e estruturas, mas nunca me senti obrigado a defender posições com as quais não concordo, não concordando sempre com as decisões e escolhas que se fazem.
@awemans Muito bem. Para ser absolutamente sincero, não tenho opinião formada sobre o Livre. Mas acho esses princípios muito bons. Nós precisamos todos uns dos outros. E precisamos cada vez mais que as pessoas deixem de estar fechadas na sua bolha. Infelizmente, estamos cada vez mais numa onda de: ou estás comigo ou estás contra mim! Mas, a abertura aos outros é muito salutar!
@joao sim, concordo. A política num País democrático deve ser a discussão de ideias que podem ser diferentes, mas que são as visões do que se deve fazer (ou deviam ser) para melhorar as vidas de todos.
Claro que traço a linha e considero contra não só mim mas todos os que a coberto da democracia pretendem roubar a todos o direito de participar nas decisões que a todos importam e a viverem a sua vida como acharem melhor, respeitando as escolhas e a vida dos outros
@joao O LIVRE é um partido político, tem uma organização interna com órgãos e tem as suas bases fundamentais (Liberdade, Esquerda, Ecologia e Europa), mas é também um partido que tentar ser o mais aberto possível quer à participação dos próprios membros e apoiantes quer à sociedade civil.
Por exemplo as escolhas de quem e em que posição vai nas listas a cada eleição são decididas por votação de membros e apoiantes e de pessoas que se inscrevem para participar nessa decisão.
@joao incluindo a pessoas que não são no partido poderem concorrer para serem candidatos pelo LIVRE.
Os programas eleitorais são abertos a membros e apoiantes para serem alvo de propostas de emendas e aprovados na versão final.
Não te estou a tentar fazer ingressar no LIVRE, embora penso que te revisses em muito do que lá se faz, apenas a explicar que há maneiras diferentes de fazer política.
No fim de tudo política são as nossas escolhas colectivas para o melhor e para o pior.
@awemans Não corro o risco de ingressar em partido algum, neste momento. :-D Já tive dose suficiente de gente a dizer-me o que fazer e/ou pensar na minha vida. Mas, reconheço, também há pessoas boas na política. O problema é quando as máquinas partidárias os começam a esmagar… Por isso, não arrisco! Está fora do meu projecto de vida. A única coisa que eu quero é contribuir para a felicidade das pessoas e viver o resto da minha vidinha da forma mais tranquila possível. E vou dando os meus murros nas várias mesas da vida, para ver se as pessoas acordam! :-D Estou cada vez mais preocupado com os assuntos locais e regionais. O resto é paisagem. E, por vezes, bem feia!