Adeus Spotify!
Ontem, dei mais um passo no sentido de recuperar a minha autonomia digital, de regressar a uma utilização desta ferramenta magnifica mais simples, mais racional, mais justa e mais humana: terminei a minha subscrição do Spotify.
Este passo estava suspenso há uns anos, em especial por causa das filhotas… Agora, avancei. Porquê? Porque falei com um cantor que é meu colega de trabalho e trocou o #Spotify pelo #Bandcamp, para ter mais controlo sobre a sua música e para receber o devido valor pelo seu trabalho. (O dono do serviço é um dos homens mais ricos do mundo, mas os artistas recebem uma ninharia pelo seu trabalho…) E voltei à minha colecção de música, toda organizada, com mais de 3 décadas de existência. E ali estavam todos os meus álbuns favoritos!
Motivos para deixar o Spotify:
- Serviço pago sem qualquer possibilidade de guardar a colecção de álbuns (o dinheiro investido esfuma-se assim que deixarmos de pagar a subscrição…);
- Serviço que explora o trabalho dos artistas;
- Impossibilidade de comprar qualquer suporte físico das obras.
Assim, estou de volta aos meus CDs e ficheiros digitais, ao meu #Rhythmbox, aos meus discos externos, à #7digital e ao Bandcamp!
Dentro de pouco tempo terei, novamente, o meu próprio servidor de música, para partilhar toda a MINHA música (sim, paguei por ela) com a família.
Se tiverem curiosidade, aqui fica o link para o álbum do meu amigo WDM.