Olá!
Esta é a minha primeira crónica e, parece-me, faz sentido que me apresente e que responda à pergunta que dá título a este texto.
Chamo-me João Pinheiro, tenho 55 anos, sou abrantino, casado, pai de duas jovens adultas, professor e comprometido com os mesmos valores que me foram passados pelos meus pais: respeito por todos, equidade, liberdade de pensamento, amor ao próximo, honestidade, sinceridade, justiça, dedicação, empenho, esforço, espírito de comunidade, de entreajuda e de partilha, luta contínua para ser uma melhor pessoa. Amo o nosso concelho!
Esta é a minha primeira intervenção pública institucional. Até aqui apenas exerci a minha participação cívica/política a título pessoal, não no sentido egoísta, no sentido individual do termo. Porém, acredito que, em algumas ocasiões, terei feito eco publicamente do que outros abrantinos pensavam e a minha voz ter-se-á unido à de muitos outros, tendo contribuído para melhores decisões para o bem comum.
Agora, aos 55 anos, decidi concretizar uma vontade de sempre: contribuir com as minhas capacidades e habilidades para a melhoria das condições de vida de cada um dos habitantes do nosso concelho, na medida das minhas possibilidades; dedicá-las à minha comunidade.
E, deste modo, surgiu, de maneira absolutamente natural, a minha aproximação ao movimento ALTERNATIVAcom, através dum amigo de longa data, alguém também comprometido com a nossa comunidade, o Pedro Grave.
Mas, “Porquê o ALTERNATIVAcom?”, é a pergunta que necessito de responder.
Em primeiro lugar, este movimento é movido por pessoas que, como eu, vivem a política como ela deve ser vivida: para e por todos. A política é um direito e um dever de todos!
Em segundo lugar, os membros deste movimento acreditam nos mesmos valores que eu e, espero, nos dos/as leitores/as deste breve texto.
Em terceiro lugar, este movimento é mesmo uma alternativa, não é um partido que gere a vida dos seus membros a partir de Lisboa e nos passa um cartão de determinada cor, ao passo que nos dita o que devemos pensar, dizer ou fazer. Somos filhos de Abrantes! Somos a nossa comunidade!
Por isso, aqui estou, a concretizar um dos meus objectivos de vida e a colocar-me à vossa disposição, para ajudar a fazer mais e melhor, para e por todos nós!
Espero que esta seja uma viagem sem fim e sem retorno e desejo que ela seja uma verdadeira ALTERNATIVAcom todos vós!
Até breve!